Momentos de Formação

Caro(a) Leitor(a),

Neste espaço,  partilhamos LINKS de seminários,  revistas científicas de EDUCAÇÃO, palestras, mesas redondas e outras atividades que trazem discussões e debates sobre TEMAS EDUCACIONAIS atuais, que contribuam  na FORMAÇÃO e AUTOFORMAÇÃO docente.

ENSINO HÍBRIDO 

O Comitê de Ensino (Coen) e o Grupo de Estudos em Educação e Práticas Pedagógicas (GEPPE) promoveram a Live institucional com o tema Ensino híbrido: concepções, possibilidades e desafios, com a Prof.ª Andréa Mendonça (IFAM) e a Prof.ª Gilda Rodrigues (IFNMG). 

Acesso pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=BJEPlwNuKFk





Slides com a apresentação da Prof.ª Andréa Mendonça - Clique aqui

Sugestões de textos sobre o tema: 

Podcast - Os desafios do verdadeiro híbridoParticipantes Prof. Damione Damito e Prof.ª Paloma Chaves. Acesso pelo site do Prof, que é um dos Formadores do curso de Metodologias Ativas do IFNMG: https://papodeeducador.com.br/os-desafios-do-verdadeiro-hibrido-pde-102/

Livro - Inovação e renovação acadêmica: guia prático de utilização de metodologias e técnicas ativas / Organizadora: Elisa F. S. Alcantara. Volta Redonda, RJ: FERP, 2020. 

Confira o livro


1 - REVISTAS ELETRÔNICAS 

 - REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br

- Trabalho & Educação (UFMG) 

Periódico quadrimestral, publicado pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem por objetivos centrais: favorecer o intercâmbio entre os pesquisadores do campo de pesquisa em Trabalho e Educação e seus respectivos eixos temáticos em âmbito nacional e internacional; estimular os vínculos do campo de pesquisa em Trabalho e Educação com a Sociedade Civil.

Acesso pelo link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/index

- Germinal: Marxismo e Educação em Debate (UFBA) 

Produção Conjunta de Grupos de Pesquisa que assumem o Marxismo como Referencial Teórico de sustentação de suas investigações e visa difundir e debater a problemática educacional à luz do marxismo. Aceita colaboração, reservando-se o direito de publicar ou não o material espontaneamente enviado ao Comitê Editorial. Qualis:  B1, área do conhecimento: Ciências Humanas.

Acesso pelo link: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal

- Educação & Sociedade (Unicamp) 

Publicação do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) indexada internacionalmente e disponível, desde 1998, na Scientific Eletronic Library (Scielo: www.scielo.br/es). Criada em 1978, como instrumento de inventivo à pesquisa acadêmica e ao debate amplo sobre educação nos diversos prismas de sua relação com a Sociedade, a Revista acumula, após anos de publicação ininterrupta, um grande acervo de análises, informações, debates, fontes teóricas, experiências pedagógicas, entre outros, de grande interesse para cientistas e educadores que atuam nos mais diversos campos do saber. 

Acesso pelo link: https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/20


2 - PALESTRAS

 - Palestra com o Prof. Miguel Arroyo. Tema: PROEJA - Que educação, para quais jovens e adultos vindo de passagens humanas e inumanas? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-_tWBKgMukI

- Palestra com o Prof. Ricardo Cardozo (01/06/2021) no IFPE no Ciclo de debates em Educação Profissional e Tecnológica. Tema: Diretrizes Curriculares da Educação Profissional e a mudança de perspectiva entre a resolução CNE/CEB n6/2012 e a resolução CNE/CP n.1/2021. Disponível em:https://youtu.be/rljJK1rAgjQ

- Palestra com o Prof. Gaudêncio Frigotto. Tema: Institutos Federais, nova institucionalidade e identidade na aula inaugural do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Lançamento do livro Educação e trabalho, utopias possíveis nos espaços da EPT. Disponível em: https://youtu.be/x5SWqfKfWlg

Palestra com a Dr.ª Dênia Falcão no Seminário Internacional de Cultura Digital. Tema: Ensino Híbrido em transformação: o que estamos aprendendo em tempos de confinamento.  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-HgdxpBrFYs


3 - FORMAÇÃO CONTINUADA


4- LIVROS

- O livro Nós Vemos Vocês - Aprendizados, fundamentos e desafios na implementação de Cursos Técnicos na Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Diamantina (2017 a 2019), organizado pela Prof. Dayse Lúcide, apresenta o trabalho exitoso desenvolvido no processo de construção e implementação do Projeto Pedagógico dos cursos Integrados daquele campus

Confira o livro

- O livro Práticas Exitosas: reflexões sobre ensinar e aprender, organizado pelo Prof. Jairo da Silva e Silva, apresenta artigos de vários autores que possuem em comum a temática do envolvimento, engajamento e participação ativa dos/as protagonistas do fazer pedagógico, isto é, os/as alunos/as.  

Confira o livro

- O livro Educação Híbrida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cujas autoras são Nathália Savione Machado, Marina Lupepso e Anna Jungbluth, apresenta uma reflexão sobre essa possibilidade de ensino-aprendizagem com sugestões de atividades e materiais de referência. Vale a pena conferir, pois é bem pontual na abordagem do tema!

Confira o livro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (TAS): UM DIÁLOGO NECESSÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Alguns olhares sobre a educação no contexto da pandemia: tecnologia e inclusão - diálogos necessários.

Formação docente na Educação Profissional e Tecnológica