O que é uma sala de aula invertida?
Por Gilda Rodrigues. A sala de aula invertida é um modelo híbrido no qual a teoria é estudada em casa, no formato on-line, e o espaço da sala de aula é reservado para atividades mais ativas.
O Flipped Classroom ou sala de aula invertida é um dos modelos de
rotação proposto pelos teóricos do Clayton Christensen Institute dentro da
abordagem do ensino híbrido.
Nesse formato, o professor transfere para o digital, fora da
sala de aula, as informações básicas de um conteúdo e, na sala de aula,
ocupa-se com atividades de aprofundamento, discussões e análises sobre o tema.
Isso é um inverso que normalmente ocorre no ensino
tradicional, no qual o professor apresenta os conceitos básicos de determinado
conteúdo e, em casa, os alunos aprofundam esses conhecimentos, por meio de leituras
e atividades.
Bergmann e Sams, autores do livro “Sala de Aula Invertida”,
descrevem o passo a passo de suas
experiências com a inversão da sala de aula:
1º - após gravarem
aulas e/ou selecionar materiais, disponibilizam-nos para os alunos antes da
aula.
2º - inicia-se a aula com uma atividade de aquecimento e
segue fazendo questionamentos e respondendo perguntas sobre o material visto em
casa.
3º - Depois de responder às perguntas, passe-se às tarefas
planejadas para a aula (instrução direta, experiências em laboratório,
atividade de pesquisa, resolução de problemas, testes e outras atividades de
aprendizagem ativas).
Esse formato altera, substancialmente, os papéis de
professor e de aluno. O professor deixa de ser um mero transmissor de
conhecimento e passa a assumir o papel também de orientador e de tutor. Já o
aluno assume um papel mais proativo: indaga, investiga, analisa, idealiza,
executa, entre várias outras ações que o coloca em uma atitude protagonista.
Essa perspectiva de aprendizagem tem sido, recorrentemente,
discutida por teóricos da educação há mais de um século, como é o caso de John
Dewey e Paulo Freire que sinalizavam a necessidade de a atividade de aula girar
em torno do aluno e não do professor, de modo que o aluno pudesse se envolver
com o processo de ensino e aprendizagem.
Bergmann e Sams (2019) elencam alguns motivos para a
inversão da sala de aula.
·
A inversão fala a linguagem do estudante de hoje
(conectados à rede).
·
A inversão ajuda os estudantes ocupados (alunos
envolvidos em outras atividades, como esportes, militância estudantil, etc que
precisam viajar por alguns períodos).
·
A inversão ajuda os estudantes que enfrentam dificuldades
(eles podem pausar e assistir várias vezes)
·
A inversão possibilita que os professores
conheçam melhor seus alunos. Isso é
consequência da maior interação professor-aluno.
·
A inversão muda o gerenciamento da sala de aula
(há uma diminuição da indisciplina)
·
A inversão permite a personalização do ensino
(ajusta às necessidades individuais)
Por tudo isso, essa metodologia
convoca os professores a “abandonar a zona de conforto” e experimentar novas possibilidades, mais
desafiante para a escola, mas, mais motivadora para os alunos.
Essa abordagem tem alcançado
tanto a educação básica quanto a superior e tem sido implementada em diversos
países mundo afora, incluindo instituições de renome como Harvard e MIT.
SAIBA +: vídeo de introdução à abordagem da Sala de Aula
Invertida, apresentado por Elieser Schmitz. https://ntetube.nte.ufsm.br/v/1505832361
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