Partilha que Vale: rede de solidariedade pedagógica dentro do IFNMG

O Grupo de Estudos e Práticas Pedagógicas – Geppe – surgiu a partir de inquietações de professores/pesquisadores do IFNMG sobre a necessidade de se refletir acerca do fenômeno educacional, principalmente, a partir das mudanças nas relações de sociabilidade decorrentes deste momento pandêmico. Entre algumas ações, o Geppe propôs a criação do Blog  Partilha que Vale, como instrumento de divulgação das nossas reflexões, análises e inquietações.

Por meio do nosso blog, temos a intenção de construir a nossa “casa pedagógica”. Esse termo, inspirado em um texto de Rubem Alves, revela a nossa intenção em partilhar, dialogar e estudar as nossas práticas docentes.

É um projeto que está nascendo agora e pretende evoluir dia após dia. Essa evolução vai acontecer alicerçada a partir das nossas vozes. Vozes de quem? Vozes de todos nós que temos compromisso com uma educação de qualidade e nas vozes de todos aqueles que acreditam em uma educação emancipatória e verdadeiramente para todos.

Nosso Blog traz um espaço muito especial para todos nós. Será um espaço  de partilhas no qual  poderemos escrever sobre  nossas vivências pedagógicas, nosso fazer didático, numa perspectiva  aberta e solidária,  comprometida com a formação integral e integrada dos estudantes.

Além disso, poderemos  produzir  conhecimentos que estejam diretamente relacionados às especificidades que constituem a identidade do Instituto Federal.  A proposta é produzir conteúdos que impactam profunda e positivamente o curso do ensino e aprendizagem na nossa instituição, especialmente, de questões que contemplem uma diversidade de visões pedagógicas, mas que, em essência, sistematizem práticas docentes  inovadoras em sala de aula e proponham novas análises para elas.

Assim, o propósito não é apenas compartilhar conhecimentos para o aprimoramento da prática educacional, mas, sobretudo, reconhecer o protagonismo de todos os servidores envolvidos  no processo de ensino e aprendizagem da nossa instituição como, também, agentes produtores de conhecimento.

No atual contexto em que vivemos, observamos o surgimento  de uma grande comunidade colaborativa de educadores dispostos a partilhar por meio de lives, momentos virtuais diversos, revistas, dentre outros, experiências, conhecimentos, novas metodologias, ferramentas digitais, etc. Por isso, o blog Partilha que Vale pretende, também, ser um espaço de divulgação, com vistas a colaborar com a nossa formação.

Faça parte dessa história e nos escreva! Iremos sempre dar publicidade e ampliar a nossa partilha com a sua participação!

Clique aqui para assistir ao vídeo de lançamento do blog, com a fala do Pró-Reitor, Ricardo Cardozo, e de servidores participantes do Geppe.